Na noite de ontem, quarta-feira, 26 de Outubro, aconteceu o evento Outubro Rosa: para florescer é preciso cuidar, realizado pelo Sicredi e o Comitê Mulher em parceria com o Rotary Club de Cornélio Procópio.
O evento teve como principal objetivo alertar sobre a prevenção contra o cancêr de mama e câncer de colo de útero e além disso sobre como lidar com a doença em caso de ser diagnosticada.
A palestrante da noite foi Luzia Rodrigues, idealizadora e fundadora do Instituto Fernanda Gaigher que teve uma emocionanate fala sobre a trajetória da sua filha Fernanda após o diagnóstico.
Em sua fala, a palestrante falou que o maior ensinamento deixado por sua filha é que precisamos viver o momento presente, pois não sabemos quanto tempo ficaremos nessa trajetória.
Além disso, Luzia também explanou sobre a importância das práticas integrativas complementares, que não substituem o tratamento médico, mas que auxiliam na recuperação da saúde e deixam o processo menos doloroso.
O Intituto Fernanda Gaigher fica em Cornélio Procópio, a Av. Alberto Carazzai, número 1048. O Instituto oferece diversas práticas integrativas complementares para pessoas diagnosticadas sem custo algum, é uma iniciativa que já auxiliou diversas pessoas e é uma Instituição que merece o prestígio de toda a população.
Você também pode conhecer mais sobre o Instituto no site, clicando aqui.
O evento também recebeu as convidadas Edilaine Segatini, que é fisioterapeuta e a enfermeira Cristiane de Lima Moreira.
Em sua fala, a fisioterapeuta Edilaine Segatini deu algumas dicas para a prevenção do câncer de mama, sendo elas:
⁃ Realizar atividades físicas que diminuem o cortisol, pois o excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações de células já alteradas;
⁃ Não fazer o consumo de álcool, porque ele pode danificar o DNA, deixando os tecidos mais sensíveis a danos;
⁃ Não fazer o uso de cigarro e outros produtores de fumaça que contém no mínimo 69 substâncias químicas que provocam o câncer;
⁃ Ter um bom sono para que o organismo se restabeleça para um novo dia, além de auxiliar no controle de peso;
A fisioterapeuta também falou sobre o que fazer quando se descobre um câncer:
⁃ Se manter junto de pessoas que você ama e que te fazem bem, amigos, família...
⁃ Faça passeios, viaje, vá a lugares que você goste, respire novos ares
⁃ Não abandone suas paixões como leitura, pintura, culinária
⁃ Espiritualidade: tenha fé, se mantenha sempre com pensamentos positivos, acreditando no melhor
⁃ Tenha motivação, sua cura está na sua cabeça, você é um milagre!
Além do câncer de mama, a enfermeira Cristiane de Lima Moreira alertou que também precisamos falar sobre o câncer de colo de útero e falou sobre a importância do exame preventivo para a prevenção desse cancêr.
Alguns Sintomas:
- Sangramento vaginal frequente fora da data menstrual
- Fluxo menstrual intenso
- Corrimento com odor desagradável
- Dor nas costas
- Aumento da frequência urinária
O momento foi de muita aprendizagem e motivação por meio de tantos relatos incríveis de mulheres maravilhosas que não deixaram que o câncer tirasse delas o que temos de mais importânte, a feliciade.